quinta-feira, 12 de março de 2020

Maioria dos municípios não paga o piso salarial aos professores, diz MEC.

Por *Reginaldo Junio
Um Pedacinho do Paraíso: Ilha Grande Piauí
deltarioparnaiba.com.br
Ilha Grande está entre os 2.533 municípios do Brasil que paga o piso nacional do magistério. No Piauí é um dos 48 municípios do Estado a garantir o percentual nacional aos profissionais da educação.
Um levantamento feito pelo Ministério da Educação mostra que a maior parte dos municípios brasileiros não paga o piso salarial aos professores da rede municipal. Entre os municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, que enviaram os dados, 2.533 declararam que pagam um salário aos professores de pelo menos o valor do piso nacional. Isso representa 45% do total de 5.570 municípios brasileiros.
A cidade de Ilha Grande parte na frente das maiores cidades do Estado do Piauí. O reajuste garantido pelo prefeito Herbert Silva foi de 12.84%, seguindo o que determina a Lei do Piso Nacional do Magistério do Governo Federal referente a 2020. Todos os professores do município receberam seus proventos no dia 28 de fevereiro, com o reajuste retroativo a janeiro acrescido da inclusão de mudança de nível e classe.
Já os profissionais da capital do Estado estão em greve geral, devido o prefeito Firmino Filho ter encaminhado à Câmara Municipal através de Projeto de Lei proposta de reajuste de 6%, alegando que não tem como pagar o percentual do atual reajuste do Piso salarial nacional.
Na cidade de Parnaíba o prefeito Mão Santa pretende negociar com os professores em parcelas. Com este propósito ele já encaminhou a proposta para o Sindicato dos professores para que seja apreciado pela classe em assembleia geral.
O prefeito de Ilha Grande Herbert Silva lembrou que mesmo num quadro de extrema crise econômica que assola todo o País, com impacto direto sobre as administrações municipais, com diminuição de receitas e a paralisação da maior parte dos convênios com o Governo Federal. 
A Prefeitura de Ilha Grande se orgulha de ser uma das 48 administrações municipais do Piauí a honrar o pagamento do piso salarial nacional para os profissionais do magistério da educação básica do município.
Para o professor James Sales, secretário municipal de educação, isso mostra que a gestão municipal é sensível às causas dos profissionais da educação: “Nós sabemos que diante da atual situação econômica do País, muitos municípios não têm condições de implantar o reajuste e o nosso prefeito conseguiu trazer essa conquista para os profissionais da educação de Ilha Grande”, comentou.
*Servidor executivo da cidade de Ilha Grande do Piauí e Presidente do IHGGP de Parnaíba.
Grifos do Editor
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.