segunda-feira, 20 de abril de 2020

Equatorial Energia Piauí orienta sobre economia de energia durante quarentena

Hábitos simples podem incentivar um consumo consciente e sustentável
Por Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí 
Com a determinação do Governo do Piauí e Prefeitura de Teresina para suspender as aulas nas redes estadual e municipal de ensino devido a pandemia do COVID-19, mais as restrições de rotina de trabalho que algumas empresas vêm adotando para fazer frente à disseminação do vírus, os hábitos domésticos podem ser alterados de forma decisiva. Crianças, jovens e trabalhadores em esquema home office devem ficar atentos para que a energia elétrica seja consumida de forma consciente.
Com base nesse cenário, a Equatorial Energia Piauí recomenda que os consumidores evitem desperdícios e tomem algumas medidas que ajudam tanto no combate à disseminação do vírus, quanto na economia de energia. Por exemplo, abrir as janelas de todos os cômodos da casa para aproveitar a luz natural e circular o ar, pois segundo os infectologistas, o COVID-19 se espalha com maior facilidade em ambientes fechados.
Outra dica importante é manter a limpeza dos filtros de ar em dia, já que a sujeira pode sobrecarregar o equipamento, aumentando o consumo de eletricidade. Além de favorecer o acúmulo de bactérias, ácaros e fungos, o que
ocasiona processos alérgicos.
Usar o garrafão térmico com água gelada fora da geladeira é importante nesse período, assim como utilizar ao máximo a luz natural do sol com janelas e portas abertas, melhorando temperatura e circulação. Vale também a dica de dormir com televisão desligada e evitar deixar ligados de forma ociosa carregadores de eletrônicos.
Confira outras dicas para usar a energia com consciência nesse período:
GELADEIRA – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Uma outra dica é não secar roupas na grade traseira da geladeira.
AR CONDICIONADO – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.
ILUMINAÇÃO DA CASA – Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.
TELEVISÃO – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.
FERRO ELÉTRICO – A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Mesmo após desligado, o vapor do ferro pode ser usado para passar algumas roupas leves.
LAVADORA DE ROUPA – Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.
COMPUTADORES e NOTEBOOKS – Utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.
CARREGAMENTO DE CELULARES – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.
Selo Procel de economia: uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.
A Equatorial Energia Piauí reforça essas medidas que, além do uso racional, também colaboram para a segurança de todas as pessoas nesse contexto de incertezas e imprevisibilidades, evitando a disseminação do Coronavírus na nossa sociedade.
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.