segunda-feira, 6 de abril de 2020

Especialista dá dicas para incentivar as crianças a ler

Leitura é uma forma de desenvolver conhecimento e aprimorar vocabulário.
Por Sariny Leão - Assessoria de Comunicação
Uma das formas de distrair as crianças durante esse período de isolamento social é incentivá-las a ler. O hábito pela leitura aprimora o vocabulário, constrói conhecimento, incentiva a escrita e imaginação dos pequenos. 
De acordo com a professora de Língua Portuguesa e Literatura Infantil do curso de Pedagogia da Faculdade UNINASSAU Parnaíba, Rossana Carvalho, é importante proporcionar um momento agradável para a criança e estimulá-la a criar suas próprias histórias. “Temos que ser criativos ao incentivar a leitura para as crianças de forma leve, divertida e lúdica com o intuito de despertar a análise crítica”, comenta a professora. 
Uma das dicas para incentivar esse exercício é a leitura feita pelos pais tentando imitar as vozes dos personagens para chamar atenção das crianças. Outra coisa que pode ser usada é a organização de um cantinho para leitura, onde a criança possa se sentir confortável e encante os olhos. 
A professora orienta a família a selecionar poesias e pedir para as crianças apresentarem uma encenação a partir da obra, ler, juntamente com eles, a mesma obra e depois fazer uma discussão, uma análise crítica. Para divertir ainda mais a criançada, Rossana indica contar uma história, em seguida, pedir para a criança apresentar um final diferente.
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.