domingo, 5 de abril de 2020

Estudo mostra cidades do Piauí com maior risco de contágio pelo novo coronavírus

O mapeamento destaca os riscos de contaminação da COVID-19 em todo o Piauí
Da *Redação/Piauí Hoje
Mapa mostra risco de contagio comunitário no Piauí/Foto/Divulgação
 geógrafo piauiense Hélio Ulisses, da cidade de Pedro II, elaborou um mapa dos municípios do risco de contágio comunitário por COVID-19 no Piauí com base na mobilidade pendular da população. O estudo foi baseado em modelos matemáticos da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.
Para a construção do mapa, o geógrafo levou em consideração o trânsito intermunicipal de pessoas para trabalhar e/ou acessar serviços diversos. No mapa, são classificados os municípios cinco escalas: Muito baixo – baixo – médio – alto – muito alto, do risco da COVID-19. O estudo foi divulgado no dia 31 de março.
Os municípios classificadas como ‘muito alto’ são Teresina, Nazária, Altos, Capitão de Campos, São Miguel do Tapuio, Batalha, Piracuruca, São José do Divino, Ilha Grande, Parnaíba.
Já os municípios classificadas como risco “alto’ são Demerval Lobão, Monsenhor Gil, José de Freitas, cabeceiras do Piauí, Sigefredo Pacheco, Buriti dos Montes,
Barras, Piripiri, Brasileira, Pedro II, Luis Correia, Landri Sales, Guaribas, Jurema do Piauí, Avelino Lopes, Júlio Borges e Queimada Nova. Ainda segundo o estudo, o Sul do Piauí concentra o maior número de municípios com menor possibilidade de risco comunitário. Isso destaca que o isolamento social é a maneira mais eficaz de evitar a propagação da Covid-19. 
VEJA O MAPA:
*Com informações de Portal Rede 1
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.