segunda-feira, 20 de abril de 2020

Índice de isolamento social tem queda e número de casos do covid-19 dobram

O isolamento social na capital vem tendo quedas constantes, no sábado,18, o percentual chegou a 51,2% Capital chegou a 122 casos confirmados..
Por Sandy Swamy
Índice de isolamento social tem queda e número de casos do covid-19 dobram em Teresina - Foto: Agência Brasil
O isolamento social na capital vem tendo quedas constantes, no sábado,18, o percentual chegou a 51,2%. Esta porcentagem só perde para o registro de quarta-feira, 15, onde o índice atingiu a 48%. É preciso lembra que para achatar a curva de contaminação do novo coronavírus o percentual deve ser de no mínimo 73%, segundo especialistas da saúde. E após essas recomendações, pode-se analisar retornar a normalidade.
Este levantamento é realizado pelo InLoco, uma startup brasileira que criou o Índice de Isolamento Social (IIS), além disso, mostra que em todo país a realidade não é diferente. Cidades como Maranhão, Bahia, Pernambuco, Sergipe e São Paulo também estão na casa dos 50% de isolamento social.
Em Teresina, o prefeito Firmino Filho vem tentando adotar medidas para aumentar este índice, além de pronunciamento diários em que mostra preocupação com a situação do município.
“Entendemos que o isolamento social é a arma mais eficaz para combater o avanço do novo coronavírus. O vírus já está circulando de forma comunitária em Teresina, chegando a todas as regiões da cidade, ao mesmo tempo em que os índices de isolamento social estão caindo, e isso é muito preocupante. Por isso precisamos reforçar as medidas para fazer a população ficar em casa”, aponta o prefeito.
Casos confirmados de Covid-19 chegam a 122 na capital
No dia 19 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) confirmava os três primeiros casos do novo coronavírus de Teresina e do Piauí. E após um mês a realidade é outra o número de infectados, mortes e curados aumentam e assustam os governantes. 
Quando se observa os dados da última semana, no dia 12 de abril o número de casos confirmados na capital eram 49. Após sete dias, o número mais que dobrou, neste domingo,19, o índice chegou a 122 casos, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desta forma, mas do que nunca o isolamento social é fundamental.
Fonte: portalodia.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.