sábado, 18 de abril de 2020

Médico infectologista fala que o Covid-19 ainda não atingiu o pico no estado do Piauí

O médico infectologista José Noronha falou que o Covid-19 ainda não atingiu o pico no Piauí.
Do *Blog Coronavírus
Falou ainda do manejo de cadáveres
Em vídeo encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ele explica que o Piauí ainda não chegou no pico de casos e que a única forma de combater a infecção e respeitando as medidas de isolamento.
"É importante lembrar à população do Piauí que nós ainda não chegamos na incidência, no pico de casos esperados e nesse momento, mais que em todos os outros, a melhor maneira de combater essa infecção é respeitando as medidas de isolamento social e acima de tudo ter etiqueta respiratória e lavar bem as mãos", disse o médico.
O que é etiqueta respiratória?
- Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e descartar o lenço usado no lixo;
- Caso não tenha disponível lenço descartável, tossir ou espirrar no antebraço e não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação;
- Higienizar as mãos com frequência e sempre após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
- Usar máscara cirúrgica se estiver com coriza ou tosse.
José Noronha falou ainda sobre o manejo de cadáveres durante o período da
pandemia e de como os velórios e enterros devem ser realizados.
"Aos profissionais de saúde e funcionários de funerárias nós temos a nota técnica publicada no Diário Oficial que fala sobre o manejo dos corpos. É importante lembrar que eles deve ser devidamente acondicionados, nos velórios devem ser respeitadas as medidas de isolamento e de distanciamento. Com isso o velório deve ser com no máximo oito pessoas, o enterro com no máximo dez pessoas, importante também que os ambientes tenham pia e sabonete para a higienização das mãos ou então álcool em gel e pessoas doentes não deve comparecer a velórios nem do grupo de risco, sendo restrito apenas para os familiares", finalizou.
Fonte: *180graus.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.