quinta-feira, 23 de abril de 2020

Secretaria Estadual de Saúde amplia ações de enfrentamento ao Coronavírus em Parnaíba

Por Tacyane Machado
Após aprovação pela comissão intergestora bipartite , formada por municípios que compõem a planície litorânea (ao todo, são 11 municípios), foi aprovado o plano de contingência apresentado para a disponibilização dos leitos hospitalares para enfrentamento à pandemia do Covid-19, o Novo Coronavírus na cidade de Parnaíba, no que tange a gestão estadual.
O plano contempla o remanejamento de leitos obstétricos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) para a Maternidade Marques Bastos, disponibilizando assim, aumento de 57 leitos clínicos para atendimento à pacientes na referida unidade hospitalar, aliado aos 08 leitos de UTI já em funcionamento no setor específico do hospital (Centro de Parto Normal).
Na manhã do último sábado (18/04), aconteceu a apresentação do plano para o Conselho Municipal de Saúde de Parnaíba, Prefeitura de Parnaíba, técnicos da SPMIP e do HEDA. A atividade contou com a presença de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e do secretário estadual de saúde do Piauí, Florentino Neto.
Jardins da elegante, Pro Médica
Após as discussões e definições dos fluxos de encaminhamentos para a maternidade das gestantes da região, o secretário Florentino e o diretor do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Emanoel Júnior, visitaram as dependências da antiga clínica Pro Médica. A clínica será reaberta e ofertará também leitos através da Secretária Estadual de Saúde após a lotação dos leitos destinados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, permitindo o aumento dos leitos de UTI para o número de 15 (10 leitos adultos e 05 leitos infantil), totalizando 107 leitos disponíveis para a cidade de Parnaíba e os outros 10 municípios da planície litorânea.
Uma equipe do Hospital Getúlio Vargas, lideradas pelo diretor Gilberto Albuquerque, estive presente no Hospital Heda e também na Pro Médica para definição do fluxo interno dos fluxos de atendimento aos pacientes.
A primeira etapa se dará com a transferência das gestantes na manhã de quinta feira (23 de abril). Após isso, haverá o aumento automático dos leitos clínicos para os pacientes. Com a conclusão da clínica Pró Médica se dará o aumento dos leitos de UTI e também dos leitos clínicos. A Secretária estadual de Saúde reforça o apoio à aquela unidade hospitalar, enviando equipamentos e veículos adequados para transporte de pacientes. 
Na visita à cidade de Parnaíba, o secretário Florentino Neto ainda se dispôs a ajudar os gestores presentes e fez uma breve explanação sobre o plano estadual de combate a pandemia, relacionando o aumento de leitos na cidade de Parnaíba com as regiões de Teresina, Picos e Floriano. O gestor também reforçou a importância do isolamento social e das ações das equipes de epidemiologia, lembrando do envio de testes rápidos aos municípios de Parnaíba e região, enviando apoio também para a regional de saúde com um novo veículo adequado para apoio e visita técnica aos municípios.
Fonte: Blog Extra Parnaíba
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.