terça-feira, 26 de maio de 2020

Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar comemora 26 anos

Por *Renato Bacellar
CRIADA em 26 de maio de 1994, a FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR, localizada em Parnaíba, litoral do Piauí, está completando 26 anos de existência neste 26/maio/2020.
A entidade de direito privado foi idealizada e criada pelo próprio farmacêutico-químico, também jornalista, professor e escritor, nascido na cidade de BREJO DOS ANAPURUS, posteriormente denominada somente BREJO – MARANHÃO, em data de 26 de maio de 1891. Se vivo estivesse estaria completando 129 anos. Faleceu aos 106, constituindo-se o farmacêutico mais idoso do Brasil em plena atividade, mercê de pesquisa de âmbito nacional para o I ACERVO HISTÓRICO DA FARMACOLOGIA BRASILEIRA realizada, em 1982, pela Fundação Roberto Marinho (conglomerado do sistema de comunicação “GLOBO”) em parceria com o laboratório farmacêutico de nacionalidade francesa – “ROCHE”.
AO longo destes seus 26 anos a FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR, sem fins lucrativos, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e progresso de Parnaíba (PI) e do próprio Piauí. Neste sentido, se vê destacada a instalação de uma UTI como decorrência de parceria celebrada com a FUNDAÇÃO INTERNACIONAL PHILIPS, dispondo de 11 (onze) leitos, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, nesta urbe.
MANTÉM, sem qualquer ajuda financeira do Poder Público, seja municipal, estadual e/ou federal e em todos os tempos o CLUBE DA MELHOR IDADE que reúne contingente superior a 245 idosos, considerado o maior desta cidade. Também o Curso de Alfabetização para jovens, adultos e idosos; o CLUBE PARNAIBANO DE XADREZ como prática educativa para todas as idades, além de cursos de preparação profissional na área do empreendedorismo, além de outras atividades.
É mantenedora do “MUSEU VIVO – PHARMÁCIA DO POVO”, constitutivo da preservação histórica da cidade, funcionando desde 1994 no Espaço Cultural Porto das Barcas, Centro, de Parnaíba, já visitado por mais de 27 mil pessoas oriundas de diferentes regiões do Piauí, do Brasil e do exterior.
A FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR tem sede própria na Rua Vera Cruz, nº 744, antiga residência do Dr. Raul, construída no início do século passado. É possuidora de imóvel no bairro “Planalto” que se destinará ao GRUPO DE ESCOTEIROS DR. RAUL BACELLAR – GERFUBA e de um outro na Rua Joaquim Santos, S/N, bairro Campos/Guarita, onde pretende construir (obra iniciada) o CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO DE PARNAÍBA (PI).
PRESIDIDA, atualmente, pelo advogado Renato Araribóia de Britto Bacellar; sua esposa, dra. Maria Cândida Couto Bacellar e pelo filho do casal, o advogado Raul Furtado Bacellar Neto, a entidade, reconhecidamente, tem ofertado inúmeros benefícios ao longo destes seus 26 anos de existência, merecendo, pois, aplausos de toda a comunidade parnaibana.
Fonte: *Email do amigo Renato Bacellar
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.