segunda-feira, 8 de junho de 2020

Financial Times: Bolsonaro é risco para democracia brasileira

Em editorial, jornal britânico lista diversos eventos recentes e diz que presidente tenta causar crise institucional entre os poderes.
Por *Jornal GGN
Foto: Carolina Antunes/PR
O editorial publicado no jornal britânico Financial Times neste domingo (07/06) aponta o presidente Jair Bolsonaro como um risco para a democracia brasileira.
Segundo a publicação, Bolsonaro ‘acendeu o medo’ na democracia do país, e sinalizou o risco real e crescente de uma virada autoritária. Contudo, o jornal apontou uma possibilidade que considera mais preocupante: “que Bolsonaro, cada vez mais confrontado, esteja desiludido com o processo democrático pelo qual ele foi eleito e queira minar as instituições que sustentam o país”.
A argumentação do Financial Times é sustentada por uma série de eventos recentes ocorridos no país, como a presença de Bolsonaro em protestos pelo fechamento do Congresso e da Suprema Corte, tendo inclusive aparecendo nos manifestos da última semana montado a cavalo.
O jornal também citou os militares colocados na cúpula do governo e a ameaça feita pelo general Augusto Heleno ao Supremo Tribunal Federal (STF) quando a corte solicitou o celular presidencial.
Além disso, o Financial Times comparou Bolsonaro ao presidente dos Estados
Unidos, Donald Trump, citando características comuns aos dois, como o nacionalismo, a forma que usam o Twitter e as falas com objetivo de intensificar a divisão entre seus apoiadores e a oposição.
“Agora, os brasileiros estão preocupados com o fato de Bolsonaro estar tentando provocar uma crise entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário para justificar a intervenção militar. Seus índices de popularidade em queda e problemas crescentes com a pandemia de coronavírus – o Brasil agora tem o terceiro maior número de mortes no mundo – estão prejudicando suas chances de reeleição. As esperanças de reforma econômica evaporaram e os investidores estão retirando capital do País.”.
Fonte: Jornal CGN
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.